Contajul Contabilidade Contagem

Cenofisco Orienta

FGTS Digital – MEI e segurado especial Como ficará o recolhimento mensal para os empregados de microempreendedor individual (MEI) e do segurado especial (SE), que hoje são realizados via do Documento de Arrecadação do eSocial (DAE)? Esses empregadores continuarão a recolher o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) juntamente com o DAE mensal …

Ver na íntegra

A sinergia que vem da colaboração e do compartilhamento

O ambiente de negócios está mais complexo, apresentando desafios que já não podem ser superados por uma atuação individual de pessoas ou empresas Transformação digital, necessidade de inovação contínua e demanda por uma atuação socioambiental responsável são três temas emblemáticos que estão no radar das empresas. Questões como essas têm sido decisivas para o sucesso …

Ver na íntegra

Diferenciar faturamento, lucro e caixa evita riscos financeiros

A compreensão sobre os indicadores de resultado empresarial vai muito além do óbvio cálculo da diferença entre receitas e despesas, exigindo atenção a pontos essenciais sobre o capital da empresa Toda empresa precisa gerar lucro para se manter no mercado e essa é uma perspectiva bem clara na visão de quem empreende, que espera ter …

Ver na íntegra

Distribuição de lucros tem novas obrigações fiscais

Retiradas e distribuições de lucros devem ser feitas de acordo com o resultado da empresa e precisam estar de acordo com a escrituração contábil, exigindo mais atenção nas apurações O controle sobre o desempenho financeiro empresarial, além de ser um instrumento de gestão, é determinante para o cumprimento de uma série de obrigações fiscais por …

Ver na íntegra

Mudanças climáticas trazem riscos e oportunidades

Eventos extremos, provocados pelo aquecimento global, mudam o cenário de atuação das empresas, abrindo novas possibilidades de atuação e exigindo uma postura voltada à responsabilidade socioambiental O clima está mudando e, com ele, o ambiente de negócios. De acordo com análise da Organização Meteorológica Mundial (OMM), 2023 foi o ano mais quente da história, com …

Ver na íntegra

Revista bimestral Contajul – dezembro e janeiro 2024

Nela você encontra um compilado de matérias a respeito da área fiscal, tributária e trabalhista. Assuntos importantes para o dia a dia do empresário. Clique aqui para baixar a revista.

Ver na íntegra

Cenofisco Orienta

13º – Contabilização Quais os procedimentos para a contabilização do 13º salário? O 13º salário é um direito do empregado previsto no inciso VIII do art. 7º da Constituição Federal, que o trabalhador vai adquirindo ao longo do ano, proporcionalmente ao número de meses efetivamente trabalhados. O 13º salário é quitado no decorrer do ano …

Ver na íntegra

Responsabilidade empresarial na relação com fornecedores e parceiros

O relacionamento entre empresas requer atenção não apenas para as demandas dos negócios, mas para questões mais abrangentes como sustentabilidade e ética, que já não podem mais ser negligenciadas Ao contratar um fornecedor ou estabelecer uma nova parceria, quais são os critérios que você observa? Talvez o preço seja um dos pontos determinantes e, de …

Ver na íntegra

Recrutamento estratégico exige clareza e planejamento

O papel do recrutamento e seleção transcende a mera contratação de profissionais e se torna, cada vez mais, um fator determinante para o fortalecimento da cultura e para o sucesso das organizações Uma equipe coesa e alinhada com os valores corporativos faz toda a diferença na geração de resultados da empresa que representa. Mas formar …

Ver na íntegra

Como disseminar a cultura da inovação

Inovar é algo que está ao alcance de qualquer empresa – dos grandes negócios digitais às pequenas organizações familiares– porque envolve mais uma visão cultural do que adesão à tecnologia de ponta O ambiente de negócios está mais dinâmico do que nunca e a forma acelerada como as mudanças acontecem faz com que a inovação …

Ver na íntegra
Faça da Contajul sua empresa parceira Solicite um orçamento
Top
Ligamos para você



    Inscreva-se em nossa newsletter!

    Receba a nossa newsletter com artigos relacionados ao eSocial, contabilidade, fiscal, tributário, trabalhista, empreendedorismo...

    Obrigado pela inscrição!