Contajul Contabilidade Contagem

Proteção dos dados pode ampliar a competitividade empresarial

Inspirada em legislação europeia, a Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD) deve ser encarada não como mera obrigação, mas como oportunidade para fortalecer a credibilidade e a reputação das marcas. O levantamento mais recente feito no Brasil, realizado em agosto de 2019 pela Serasa Experian, constatou que 85% das empresas brasileiras ainda não se …

Ver na íntegra

Efeitos da adoção da IFRS 16 nos indicadores de desempenho

Efeitos da adoção da IFRS 16 nos indicadores de desempenho de entidades arrendatárias Com a recente alteração na norma que trata sobre o arrendamento mercantil, a IFRS 16 substitui a IAS 17 e trouxe como novidade que todas essas operações serão reconhecidas no balanço patrimonial do arrendatário, sendo registrado um passivo para pagamentos futuros e …

Ver na íntegra

6 reflexões a serem feitas antes de delegar tarefas

Delegar tarefas é muito mais do que mandar fazer. Para ter êxito nessa empreitada, é preciso desenvolver as competências e as habilidades de um líder. 1. Por quê? Delegar possibilita que você se foque nos aspectos estratégicos do negócio, ao mesmo tempo em que aumenta o comprometimento, a integração e as habilidades da equipe. 2. …

Ver na íntegra

6 passos para administrar conflitos na equipe

Sem opiniões divergentes não há crescimento. Sem respeito à diferença também não. Cabe ao gestor manter essas forças em constante tensão e equilíbrio. 1. “Conhece-te a ti mesmo”. Intermediar um conflito com imparcialidade exige uma boa dose de autoconhecimento e equilíbrio emocional. Sem isso, será difícil separar as pessoas do problema. 2. Inteire-se da situação. …

Ver na íntegra

O que seu contador faz enquanto você administra sua empresa

Um sistema tributário complexo como o do Brasil exige gastos com treinamento, tecnologia, análise e execução de uma série de atividades, cumpridas pelos escritórios contábeis diariamente. As empresas brasileiras dedicam, em média, 1.958 horas por ano apenas para dar conta da gestão tributária, conforme levantamento feito pelo Banco Mundial e publicado no relatório Doing business. …

Ver na íntegra

Gestão profissionalizada favorece entidades do terceiro setor

A administração das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), mesmo quando realizada por voluntários, requer atenção aos processos de controle, gerenciamento, documentação e prestação de contas. Sete em cada 10 brasileiros doam dinheiro para OSCs, conforme levantamento do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis). Esses recursos sustentam diversas causas, mas devem ser corretamente administrados, …

Ver na íntegra

Como chegar ao comum acordo na hora da demissão

A negociação da dispensa entre empregado e empregador, novo instrumento trazido pela reforma trabalhista, ainda exige muita atenção para evitar litígios. A demissão é sempre um desafio para as empresas. Quando a iniciativa parte do empregador, o custo pode ser excessivo, pois, além das verbas rescisórias, é necessário arcar com 50% sobre o saldo do …

Ver na íntegra

[:pb]Contratos protegem parcerias[:]

[:pb] Formalizar a relação com a outra parte – seja cliente, seja fornecedor, seja sócio – em um documento não indica falta de confiança, mas uma forma de assegurar as obrigações e direitos dos envolvidos. O contrato é um acordo firmado entre pelo menos duas partes para a realização de algo – compra ou venda …

Ver na íntegra

4 dicas para lidar com clientes difíceis

Lidar com pessoas difíceis faz parte da rotina de quem lida com clientes. Aqui vão algumas dicas sobre como manter a serenidade e o profissionalismo. 1. Respire fundo antes de reagir Quando o cliente começa a levantar o tom de voz, é natural querer mostrar que ele está errado. Mas isso só trará ainda mais …

Ver na íntegra

7 considerações sobre corte de custos em tempos de crise

Entender conceitos contábeis vai ajudar você a passar pelos desafios que o momento econômico impõe e a fazer escolhas mais conscientes. Gastos, custos, despesas e investimentos são coisas diferentes Os termos mudam dependendo da finalidade do produto ou serviço consumido e do impacto que cada um terá no orçamento. Para começar, gasto é qualquer bem …

Ver na íntegra
Faça da Contajul sua empresa parceira Solicite um orçamento
Top
Ligamos para você



    Inscreva-se em nossa newsletter!

    Receba a nossa newsletter com artigos relacionados ao eSocial, contabilidade, fiscal, tributário, trabalhista, empreendedorismo...

    Obrigado pela inscrição!