Todos os consumidores podem contribuir para o aperfeiçoamento de seu produto ou serviço. Veja algumas formas de incentivá-los a dizer o que pensam.

1. Caixa de sugestões. Uma ótima ferramenta para empresas com atendimento presencial. Instrua os atendentes a entregarem aos clientes um formulário com perguntas básicas e solicitarem seu preenchimento.

2. Pedidos diretos de avaliação. O feedback pode ser pedido por e-mail, telefone ou pessoalmente após o fechamento do negócio. Outra maneira é criar um botão “Avalie-nos” na página inicial do site, que remete para um campo em branco em que a pessoa pode se manifestar.

3. Redes sociais. Dada sua popularidade, esses canais não podem ser desprezados. Crie perfis profissionais nas mídias mais usadas por seus clientes e interaja com eles. Tome dois cuidados: mantenha-as atualizadas e não deixe nenhum feedback sem resposta.

4. Pesquisas. Podem ser feitas por plataformas específicas, publicadas no site e nas redes sociais ou, até, encaminhadas por e-mail. As perguntas devem ser poucas, para não desestimular a resposta, mas suficientes para captar a opinião dos consumidores.

5. Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Mais do que um meio de solucionar rapidamente os problemas dos compradores, os SACs são uma fonte inesgotável de sugestões e queixas que você pode usar para melhorar seus produtos.

6. Cultura orientada para o cliente. Imagine toda a empresa trabalhando com a perspectiva “estou fazendo todo o possível para conquistar um cliente fiel?”. Se a Apple conseguiu, você também pode. Mas só tem um jeito de os colaboradores aderirem à cultura empresarial: pelo exemplo dos gestores.