Todos os recursos que entram e saem da sua empresa passam pela gestão contábil, área que reúne as informações mais aprofundadas sobre o patrimônio da organização. Esse conhecimento é a luz para superar momentos de dificuldade.

A tomada de decisões dos empresários pode ficar bastante comprometida em momentos de crise, sobretudo no cenário atual, em que as atividades econômicas foram afetadas pelas limitações impostas pela pandemia. O principal efeito sobre as empresas ocorreu na entrada de recursos, pois muitos negócios precisaram fechar as portas para atender as exigências de distanciamento. Sem caixa, como cumprir todas as obrigações e sustentar as operações no longo prazo?

O caminho mais óbvio é cortar despesas, tantas quantas forem possíveis. A questão é que isso nem sempre basta para resolver os problemas. Nesse labirinto, que parece sem saída, é preciso transitar com relativa segurança para não se perder ainda mais. Esse apoio vem da contabilidade, que subsidia as decisões dos gestores com base nos melhores dados possíveis: as informações contábeis da própria empresa.

Soluções sob medida

“Hoje, os empresários não tomam decisão nenhuma, seja em compras, seja em vendas, sem consultar o contador, pois certas escolhas podem ter grandes reflexos financeiros”, comenta o vice-presidente administrativo do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Sergio Faraco. Essa importância cresceu com a pandemia. “Os contadores trabalharam focados em manter as empresas abertas e em preservar o emprego e a renda, contribuindo, assim, para a sustentabilidade econômica do País”.

Esse é um trabalho que envolve não apenas as atividades burocráticas, mas, sobretudo, estratégias. “Diferentes cenários foram estudados e analisados e, em seguida, foram desenvolvidos planejamentos de curto, médio e longo prazo. Todas essas ações foram traçadas de acordo com o perfil de cada cliente, sendo customizadas e estrategicamente elaboradas”. Faraco lembra que esse apoio foi indispensável na retomada das atividades. “Além do planejamento, iniciamos a preparação dos clientes para o pós-crise”.

Vínculo fortalecido

O presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa (Fenacon), Sérgio Approbato, considera que a atual crise tem fortalecido o vínculo entre contadores e clientes. “As empresas ficaram muito em cima dos profissionais da contabilidade por conta de todas as medidas que foram criadas pelo governo”, salienta. Naquele momento, o suporte era fundamental para direcionar os administradores quanto às melhores soluções e, também, à maneira de aderir aos programas de incentivo lançados.

Para além da pandemia, o papel consultivo dos contadores é algo que deve ser corriqueiro, frisa Approbato. A consultoria é um processo amparado em dados bastante consistentes do negócio, que estão presentes nos próprios documentos contábeis gerados pelos profissionais e analisados cotidianamente. “Os papéis principais são os relatórios contábeis, que podem ser utilizados, por exemplo, para acompanhar a gestão do estoque e para ver se o giro é demorado. São várias análises que podem ser feitas”.

Outra atribuição que o contador assume, e que faz toda a diferença na consultoria prestada, é a imersão na área de atuação dos clientes. “O contador precisa estudar o setor de atuação do cliente, entender como funciona e quais são as práticas comuns no segmento para qualificar o assessoramento”, afirma Approbato.

Quebra de paradigma

A função meramente burocrática dos profissionais de contabilidade é uma percepção que já ficou para trás, avalia o presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Geraldo Carlos Lima. “Éramos vistos apenas como um guarda-livros. Hoje, esse pensamento é outro. Com o tempo e o avanço tecnológico, passamos a ser consultores e gestores dentro das organizações, além de peça-chave e estratégica para o bom desempenho das empresas e do ambiente de negócios, que vive em constantes mudanças”.

Acompanhar o processo de transformação pelo qual o mundo passa é algo desafiador para as empresas e requer atualização constante dos contadores. “Devemos estar preparados com conhecimentos técnicos, fundamentados nas leis vigentes, e, também, atentos às mudanças que virão após a pandemia, porque a nossa legislação é dinâmica, detalhista e muito rigorosa com os contribuintes”, explica Lima.

Enfrentando a turbulência

Em tempos de crise, os empresários têm de fazer uma análise abrangente de todas as fontes de receitas e despesas do negócio. A seguir, Faraco indica os pontos básicos de atenção. Confira!

  • Preço: Avalie o custo do seu produto ou serviço para formular margem e precificação. O preço deve cobrir custos e despesas, mas precisa ser competitivo, de acordo com as práticas do mercado.
  • Planeje o futuro: Planeje receitas, gastos e investimentos necessários para desenvolver seu negócio.
  • Fluxo de caixa: Controle todas as receitas e as despesas. Defina metas de receitas superiores aos seus gastos. Projete o fluxo de caixa para os próximos seis meses e avalie se há risco de falta de caixa.
  • Estoque e fornecedores: Evite ficar com estoque excessivo. Renegocie com fornecedores buscando descontos, prorrogação no prazo de pagamento ou parcelamento.
  • Pró-labore: Não misture dinheiro da pessoa física com a pessoa jurídica. Programe o pró-labore.
  • Captação de recursos: Estude formas de captar dinheiro. Faça, pessoalmente, comparação entre os bancos e negocie as melhores condições. Outras saídas são procurar investidores para o negócio ou sócios para injetar capital na empresa.
  • Antecipe receitas: Avalie opções para antecipar receitas. A iniciativa mais vantajosa é estimular clientes a anteciparem pagamentos.
  • Despesas: Mapeie despesas capazes de parar a empresa (como fornecedores, colaboradores, etc.). Priorize recursos para áreas essenciais e corte despesas que possam ser eliminadas ou reduzidas neste momento.
  • Situação financeira agravada: Caso a condição financeira da empresa esteja ficando mais complexa, procure vender bens não essenciais. Interrompa planos de expansão e só invista por necessidade.
  • Apoio contábil: Tenha o contador como seu aliado. Busque apoio e orientação para a tomada de decisões.