A compreensão do encadeamento das atividades no fluxo de trabalho é uma etapa imprescindível no desenvolvimento de qualquer empresa.

1. Auxílio à gestão: Só com o correto entendimento de como cada trabalho realizado inter-relaciona-se com os demais você consegue estabelecer regras, tempos e limites plausíveis para a execução das tarefas e definir indicadores de desempenho. O esquema ainda lhe proporciona instrumentos para prever os recursos necessários em cada atividade e avaliar custos.

2. Aumento de eficiência: O mapeamento permite que você elimine gargalos e tarefas redundantes ou desnecessárias. Também possibilita a você padronizar ações e corrigir erros.

3. Redução de custos: Ao mesmo tempo em que o maior controle das falhas evita desperdícios e retrabalhos, a fixação de metas e a padronização de tarefas aumentam a produtividade em sua empresa.

4. Melhora na qualidade: O aperfeiçoamento dos processos decorrente de sua esquematização já se traduz em melhora na entrega final do produto ou serviço. Mas o mapeamento traz outra importante vantagem nesse sentido: o funcionário passa a conhecer claramente quais são as suas tarefas, as de seu setor e as da empresa como um todo, sentindo-se mais seguro para executar seu trabalho. Não se surpreenda, portanto, ao perceber maior proatividade na equipe.

5. Apoio à capacitação: A documentação gerada para mapear os processos pode se converter numa ajuda inestimável para você treinar os colaboradores.

6. Estímulo à inovação: Tendo a visão global dos processos, você dispõe de mais informações e recursos para inovar. E isso, sem dúvida, coloca sua empresa à frente da concorrência.