Fazer o planejamento estratégico da sua empresa dá trabalho e leva tempo, mas os resultados compensam o esforço. Veja alguns benefícios que ele proporciona.

1. Identidade. A reflexão sobre as suas forças e fraquezas, sobre as oportunidades e ameaças externas e sobre o seu propósito e valores confere um senso de identidade à empresa que vai naturalmente diferenciá-la no mercado e atrair colaboradores com ideais afins.

2. Longevidade. Ao definir os objetivos a serem alcançados, a ferramenta dá uma visão de futuro ao negócio, norteando suas ações para atingi-los. O conhecimento de sua real situação deixa a empresa em melhores condições tanto para contornar adversidades quanto para aproveitar cenários favoráveis. Além disso, a flexibilidade necessária para permitir ajustes de rota, uma vez que se planeja em longo prazo, torna a organização mais preparada para mudanças.

3. Gestão proativa e eficaz. A consecução das metas traçadas exige sintonia fina com as oscilações do mercado, situando o negócio um passo à frente dos concorrentes. O planejamento ainda facilita o processo de tomada de decisões (uma vez que os objetivos já estão definidos), proporciona maior controle financeiro (pois especifica a verba destinada para cada ação) e aumenta o engajamento dos colaboradores. A análise das forças e fraquezas também possibilita o aperfeiçoamento dos processos e dos indicadores que irão auxiliar o monitoramento do plano estabelecido.

4. Foco. As metas pretendidas são materializadas no plano de ação, que especifica tarefas, responsabilidades e prazos de cada um. Com o trabalho de toda a equipe coordenado, evita-se a perda de foco, o que torna mais factível a concretização dos objetivos.