A diminuição de gastos é uma tarefa interminável. Levá-la a cabo sem o envolvimento dos colaboradores faz com que ela seja, também, condenada ao fracasso.

1. Planejamento. Assim como você define metas de vendas, de produção ou de desempenho, fixe metas de redução de custos. Isso amplia o conceito de geração de receitas da equipe. Avalie em quais áreas o corte é viável e trace as estratégias para alcançá-las.

2. Comunicação. Ao explicar aos colaboradores os impactos positivos da redução, você gera engajamento e evita o temor de demissões geralmente associado a corte de despesas. Valha-se da comunicação simples e direta: lembretes espalhados pela empresa, grupo no WhatsApp e afins.

3. Treinamento. Reduzir custos implica mudar hábitos, o que torna a capacitação fundamental. Comece pelo treinamento do colaborador em sua própria função, para que ele alcance a máxima eficiência e a compreensão de todo o processo. Também ajuda apresentá-lo a métodos de gestão de qualidade como o 5S, por exemplo.

4. Abertura. Crie canais para que o pessoal possa apresentar suas ideias. Afinal, cada funcionário conhece as minúcias de sua área melhor do que qualquer outro. Aqui vale tudo: da tradicional caixa de sugestões a rodadas de brainstorming.

5. Reconhecimento. Valorizar o empenho dos colaboradores é essencial para mantê-los motivados. Pode ser prêmio por meta de economia batida, recompensa para as sugestões mais significativas e simples agradecimento para as demais. Até quem apresentou uma ideia inviável merece uma explicação do por quê.

6. Exemplo. Como sempre, o engajamento da equipe vai depender do quanto ela percebe o gestor envolvido na contenção de gastos.