Quando nenhum detalhe escapa do cruzamento de dados feito pelo fisco, é preciso redobrar os cuidados na hora de prestar contas.

1. Formalidades. Uso do ponto, em vez da vírgula, como separador de centavos, erros de digitação e inserção de informação certa em campo ou ficha errados levam muita declaração para a malha fina. É preciso conhecer essas especificidades para evitar problemas.

2. Rendimentos. Por menor que seja o valor, nenhuma receita pode ser esquecida: salários, pró-labores, honorários, comissões, aposentadoria, aluguéis, pensões alimentícias, etc. O mesmo cuidado deve ser tomado em relação aos rendimentos do cônjuge, na declaração conjunta, e dos dependentes declarados.

3. Bens. Carros e imóveis devem ser declarados pelo valor de compra, e não de mercado. O valor de imóveis pode ser atualizado se forem feitas reformas e benfeitorias, mas é preciso guardar os comprovantes das despesas. Também se devem declarar ganhos e perdas de capital ao alienar bens e direitos e informar ganhos e perdas com ações.

4. Educação. Só é permitido abater despesas com ensino infantil, fundamental, médio, profissionalizante e superior, inclusive especialização e pós-graduação, no limite fixado por lei.

5. Saúde. Desde que os comprovantes estejam em nome do contribuinte ou dos dependentes informados, podem-se deduzir quaisquer despesas médicas, odontológicas e com planos de saúde. Se houve reembolso de parte da despesa pelo plano de saúde, deve-se declarar apenas o valor realmente pago. Gastos com medicamentos não são dedutíveis.