Cada empresa desenvolve o perfil de liderança que é mais alinhado ao seu modelo de negócio e à sua cultura. Mas os profissionais que exercem bem o papel de líder têm algumas características em comum

  • Coerência: O bom líder demonstra que discurso e prática estão em sintonia. Ele precisa ser o primeiro a exercer aquilo que propaga e a disseminar a cultura da organização. A coerência é uma característica que ajuda a construir a credibilidade e a confiança junto à equipe.
  • Comunicação: A capacidade de se comunicar bem é outro ponto importante. Além de transmitir as mensagens de forma transparente e objetiva, a comunicação do líder precisa estar baseada na escuta ativa para que ele consiga exercer bem o seu papel.
  • Autoconhecimento: O aprendizado contínuo é uma necessidade para que a liderança permaneça atualizada em relação às competências técnicas e comportamentais que precisa incorporar no dia a dia. Afinal de contas, as transformações ocorrem de forma cada vez mais ágil.
  • Feedback: Como profissional que orienta o trabalho da equipe, o líder precisa ser capaz de transmitir o feedback aos colaboradores. Esse processo precisa estar baseado na coerência, em dados e exemplos para estimular a melhoria contínua do time.
  • Motivação: O bom líder sabe motivar a sua equipe e faz isso reconhecendo o papel de todas as pessoas e servindo como um ponto de apoio para ajudá-las a se desenvolverem cada vez mais na empresa.