Com tantos estímulos, concentrar-se em algo pode parecer impossível. Mas manter o foco é só uma questão de disciplina.

1. Fique longe do celular e das redes sociais

Liminar as distrações é o principal passo para manter o foco. Coloque o celular em modo avião, deixe-o fora de vista e saia da internet. Procure utilizá-los durante seus intervalos.

2. Reserve um horário para ler e-mails

Interromper uma tarefa para checar a caixa de entrada e responder mensagens atrapalha a produtividade. Mantenha horários fixos para abrir seus e-mails ou, então, faça isso quando concluir uma tarefa. Caso haja uma questão urgente, solicite aos seus colegas que conversem pessoalmente com você.

3. Crie listas

Anote em uma agenda as tarefas do dia. Se um trabalho possui mais de um passo, descreva cada um deles e vá eliminando-os conforme forem sendo concluídos. Isso ajuda a ter clareza do que precisa ser feito.

4. Faça pausas

Ter momentos de descanso ajuda a ser mais produtivo e a ficar com a cabeça mais tranquila. Trabalhe intensamente de 30 minutos a 1 hora e, então, tire cerca de 10 minutos para descansar.

5. Priorize

Tentar resolver mais de uma questão ao mesmo tempo atrapalha a concentração e prejudica a qualidade do projeto. Portanto, avalie quais tarefas são as mais importantes, as mais demoradas e as mais urgentes e crie listas de prioridade.

6. Organize-se

É impossível manter a concentração em um ambiente bagunçado. Reserve alguns momentos para organizar sua mesa e guardar tudo o que não está sendo utilizado no momento. Dessa forma, você ficará mais confortável e terá menos distrações.