Contajul Contabilidade Contagem

Boa gestão contábil faz diferença no terceiro setor

Mesmo entidades que possuem benefícios tributários devem priorizar os controles financeiro e contábil, em especial com as obrigações acessórias, para garantir os incentivos e a confiança dos doadores. A relação das organizações do terceiro setor com a sociedade é baseada na credibilidade. “Nós somos financiados, principalmente, por doação. E doação é confiança”, argumenta o diretor-executivo …

Ver na íntegra

Os tributos dos profissionais liberais

A categoria está sujeita a tributações diferentes, que variam de acordo com o regime escolhido de prestação de serviço: pessoa física empregada ou que trabalha por conta e pessoa jurídica. Médicos, advogados, dentistas, arquitetos, engenheiros, psicólogos… O que esses especialistas têm em comum? Todos são profissionais liberais, ao lado de administradores, enfermeiros, nutricionistas, tradutores, contadores, …

Ver na íntegra

Apropriação indébita previdenciária

Não repassar à Previdência Social as contribuições recolhidas dos empregados ou prestadores de serviço é crime. Esse é um dos temas detalhados na conclusão do nosso especial sobre retenções do INSS. Chegamos ao fim da série de artigos sobre retenções do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Foram cinco edições para expor noções gerais desse …

Ver na íntegra

Retenção na construção civil

A contribuição previdenciária a ser retida pela empresa contratante tem suas especificidades quando se trata de prestação de serviços de construção civil por empresas do Simples. Na edição de agosto e setembro de 2018, Contas em Revista trouxe uma matéria sobre a retenção previdenciária na prestação de serviços, a segunda da série sobre a popular …

Ver na íntegra

Retenção dos 11%

Conheça as regras da retenção previdenciária na prestação de serviços, uma responsabilidade do empresário que contrata mão de obra terceirizada para o seu negócio Na edição de junho e julho de 2018, Contas em Revista iniciou a série de artigos sobre retenções do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com noções gerais do tema. A …

Ver na íntegra

Retenções do INSS

Cheia de regras e exceções, a retenção previdenciária é bem mais do que um mero percentual descontado da sua folha de pagamento. É um tema sério e complicado que merece atenção. Dificilmente encontraremos alguém que conheça todos os detalhes sobre as retenções previdenciárias, um assunto extenso, cheio de peculiaridades e que tem, até, exceções às …

Ver na íntegra

Desmistificando o ICMS fora do Simples Nacional

Empresas obrigadas a recolher ICMS e ISS fora do regime simplificado por excesso de receita bruta têm de fazer apuração detalhada dos impostos e atender a todas as obrigações acessórias O Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviços (ICMS) talvez seja um dos temas tributários que mais exigem cuidados de empresários e contadores. …

Ver na íntegra

CBE: Capitais Brasileiros no Exterior

Se o valor total é superior a US$ 100.000,00, em 31.12.2017 ou o equivalente a isto em outras moedas, está obrigado a apresentar, até 05 de abril de 2018 a Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior, o DCBE. Nós cuidamos disto para você! Declaração Anual – Ano-base: 2017 A declaração de Capitais Brasileiros no Exterior …

Ver na íntegra

Documentos necessários IRPF

Última declaração IRPF 2017-ano calendário 2016; Informes de Rendimentos por Fonte Pagadora – Ano Base 2017; Informe de Rendimentos Bancários; (C/C, poupança e aplicações); Recibos de Pagamento com instrução própria e/ou dos dependentes (colégio, faculdade, pós-graduação); Contrato, escritura ou recibo dos bens que foram comprados ou vendidos em 2017; Recibo de pagamento a convênios médicos, …

Ver na íntegra

Declaração Obrigatoriedade de Apresentação IRPF/2018

Pessoas obrigadas a apresentar a Declaração de Ajuste Anual do IRPF 2018 De acordo com a Instrução Normativa RFB nº 1.690, de 20 de fevereiro de 2017, está obrigada a apresentar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física referente ao exercício de 2017, a pessoa física residente no Brasil que, no ano-calendário de …

Ver na íntegra
Faça da Contajul sua empresa parceira Solicite um orçamento
Top
Ligamos para você



    Inscreva-se em nossa newsletter!

    Receba a nossa newsletter com artigos relacionados ao eSocial, contabilidade, fiscal, tributário, trabalhista, empreendedorismo...

    Obrigado pela inscrição!