Contajul Contabilidade Contagem

Revista bimestral Contajul – abril e maio 2024

Nela você encontra um compilado de matérias a respeito da área fiscal, tributária e trabalhista. Assuntos importantes para o dia a dia do empresário. Clique aqui para baixar a revista.

Ver na íntegra

Mercado livre de energia é opção para baratear conta de luz

Ao comprar energia de terceiros, empresas conseguem reduzir os custos de consumo em até 35% e podem optar por utilizar fontes energéticas renováveis, alinhando a decisão às boas práticas ambientais O mercado livre de energia é um sistema de contratação que permite aos consumidores escolherem seus fornecedores de energia elétrica, o que resulta em produtos …

Ver na íntegra

Documentos físicos e digitais exigem rigor com prazos e procedimentos

Além da preocupação com o tempo de guarda dos documentos, empresas precisam ter um olhar atento para a segurança das informações e proteção de dados pessoais no ambiente digital Diariamente, as empresas geram uma série de informações que estão registradas em documentos variados. Por mais corriqueira que seja, essa prática não deixa de ser complexa. …

Ver na íntegra

Planos de carreiras permitem construir diferentes caminhos

A trajetória de crescimento numa empresa nem sempre precisa culminar num cargo de gestão ou liderança. É o que demonstram as novas possibilidades, mais alinhadas aos perfis técnicos e especializados Você entraria num jogo sem saber exatamente quais regras e etapas você precisa cumprir para avançar e concretizar os objetivos propostos? Pois é exatamente isso …

Ver na íntegra

Cenofisco Orienta

FGTS Digital – MEI e segurado especial Como ficará o recolhimento mensal para os empregados de microempreendedor individual (MEI) e do segurado especial (SE), que hoje são realizados via do Documento de Arrecadação do eSocial (DAE)? Esses empregadores continuarão a recolher o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) juntamente com o DAE mensal …

Ver na íntegra

A sinergia que vem da colaboração e do compartilhamento

O ambiente de negócios está mais complexo, apresentando desafios que já não podem ser superados por uma atuação individual de pessoas ou empresas Transformação digital, necessidade de inovação contínua e demanda por uma atuação socioambiental responsável são três temas emblemáticos que estão no radar das empresas. Questões como essas têm sido decisivas para o sucesso …

Ver na íntegra

Diferenciar faturamento, lucro e caixa evita riscos financeiros

A compreensão sobre os indicadores de resultado empresarial vai muito além do óbvio cálculo da diferença entre receitas e despesas, exigindo atenção a pontos essenciais sobre o capital da empresa Toda empresa precisa gerar lucro para se manter no mercado e essa é uma perspectiva bem clara na visão de quem empreende, que espera ter …

Ver na íntegra

Distribuição de lucros tem novas obrigações fiscais

Retiradas e distribuições de lucros devem ser feitas de acordo com o resultado da empresa e precisam estar de acordo com a escrituração contábil, exigindo mais atenção nas apurações O controle sobre o desempenho financeiro empresarial, além de ser um instrumento de gestão, é determinante para o cumprimento de uma série de obrigações fiscais por …

Ver na íntegra

Mudanças climáticas trazem riscos e oportunidades

Eventos extremos, provocados pelo aquecimento global, mudam o cenário de atuação das empresas, abrindo novas possibilidades de atuação e exigindo uma postura voltada à responsabilidade socioambiental O clima está mudando e, com ele, o ambiente de negócios. De acordo com análise da Organização Meteorológica Mundial (OMM), 2023 foi o ano mais quente da história, com …

Ver na íntegra

Revista bimestral Contajul – dezembro e janeiro 2024

Nela você encontra um compilado de matérias a respeito da área fiscal, tributária e trabalhista. Assuntos importantes para o dia a dia do empresário. Clique aqui para baixar a revista.

Ver na íntegra
Faça da Contajul sua empresa parceira Solicite um orçamento
Top
Ligamos para você



    Inscreva-se em nossa newsletter!

    Receba a nossa newsletter com artigos relacionados ao eSocial, contabilidade, fiscal, tributário, trabalhista, empreendedorismo...

    Obrigado pela inscrição!